RSS
BEM-VINDO A COMPANHIA DA ARTE

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

OBRAS DE MATTEO TONIETTI

O escultor Matteo Tonietti nasceu na cidade de Nice,  na Itália em março de 1882 e faleceu em 1960, na cidade do Rio Grande.   Em Rio Grande Tonietti desenvolveu o seu ofício de escultor. Fazia  esculturas, relevos, pinturas, desenhos e era um excelente fotógrafo. Trabalhava com diversos materiais: mármore, granito, bronze, gesso e argila.  Tinha seu próprio ateliê  e realizou inúmeras obras localizadas na cidade do Rio Grande e fora do Brasil, como por exemplo na Argentina.   Matteo Tonietti tem inúmeras obras distribuídas pelas praças e ruas, bem como no cemitério católico da cidade do Rio Grande.
 

Monumento a Mãe - Instalado em 1948 na Praça Xavier Ferreira foi  o primeiro monumento do Brasil  em homenagem a Mãe.   A obra é de autoria do escultor Matteo Tonietti com a participação do escultor Rio-grandino Érico Gobbi.


MONUMENTO

MONUMENTO 

MONUMENTO 

MONUMENTO 

DETALHE DO MONUMENTO 

O Monumento do 1º Tiro de Guerra - A obra de Tonietti colocada em 19 de fevereiro de 1937 na Praça União Constante é uma homenagem do povo Rio-grandino ao seu conterrâneo o Coronel Antônio Carlos Lopes pela sua fundação do 1º Tiro de Guerra no Brasil.  

MONUMENTO
MONUMENTO AO 1º TIRO DE GUERRA
ESCULTURA DO MILITAR
BUSTO DO CORONEL ANTONIO CARLOS LOPES
PLACA DE INAUGURAÇÃO DO MONUMENTO

Estátua do Napoleão Bonaparte - localizado na Praça Tamandaré, homenagem única no Estado ao famoso Imperador Francês.  Foi esculpida pelo italiano Matteo Tonietti quando ainda jovem e recém radicado na cidade o Rio Grande.

ESCULTURA DO NAPOLEÃO
VISTO DE LADO DA ESCULTURA

OBRAS DO ESCULTOR HUMBERTO CARPINELLI

O escultor Humberto Carpinelli, nasceu na cidade de São Paulo/SP.   O renomado artista deixou um legado de obras por várias cidades do Brasil.  Na cidade do Rio Grande    o Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes,  obra inaugurada em 1939 e o Monumento a Marcílio Dias, obra inaugurada em 1940.

Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes - Localizado  na Praça Xavier Ferreira foi inaugurado em em 1939, em homenagem ao fundador da cidade do Rio Grande. Com uma coluna de pedra com 8 metros da altura o monumento reproduz a imagem do fundador em uniforme de gala  e ao lado a epopeia que se constituiu a fundação do Rio Grande de São Pedro representada por soldados, escravos, índios e obreiros brancos.


MONUMENTO A SILVA PAES

BRIGADEIRO JOSÉ DA SILVA PAES

EPÓPEIA DA FUNDAÇÃO DA CIDADE
EPOPEIA DA FUNDAÇÃO DA CIDADE

EPOPEIA DA FUNDAÇÃO 
Monumento ao Marinheiro Marcílio Dias, localizada na Praça da Bandeira.  A obra de Humberto Carpinelli foi inaugurada em 02 de março de 1939.  O monumento guarda, desde 11 de junho de 1960, os restos mortais de Dona Pulcena Dias mãe do herói marinheiro.  Marcílio Dias nasceu em Rio Grande na década de 40, do século XIX. Teve como trajetória de vida sua dedicação à Marinha do Brasil. Na Batalha do Riachuelo, Marcílio Dias  após derrotar alguns de forma heroica acaba por ser atingido e morto.  O monumento está representando o herói no momento da batalha, que determinou sua colocação no panteão dos grandes homens.  A escultura representa o marinheiro Marcílio Dias no momento de sua luta final, já ferido e esperando a morte.  Sua postura é de bravura, por permanecer em pé e não se ter entregar à derrota. Suas vestes reportam a uma farda militar, trazendo resquícios de desgaste e de superação de combate.

MONUMENTO MARCÍLIO DIAS

MARINHEIRO MARCÍLIO DIAS

PLACA INAUGURAL DO MONUMENTO

DETALHE DA ESCULTURA DE MARCÍLIO DIAS

DETALHE DA ESCULTURA DE MARCÍLIO DIAS

PLACA ALUSIVA DO TRANSLADO DOS RESTOS MORTAIS DE DONA PULCENA DIAS MÃES DO MARCÍLIO DIAS

PLACA EM HOMENAGEM DA MARINHA A DONA PULCENA

ESTATUÁRIA DO CEMITÉRIO CATÓLICO DO RIO GRANDE

A Cidade do Rio Grande tem um conjunto de monumentos públicos de grande valor histórico -cultural, em especial o acervo de estatuária funerária  existente no seu Cemitério Católico que abriga estátuas de mármore e bronze, feitas por artistas italianos, alemães e da própria cidade.  Esculturas do Professor H. Pohlmann, do  português Manuel Pitrez, dos italianos Bernardo Fossatie Matteo Tonietti.     Estes escultores deixaram um legado de obras importantes.   Criaram um acervo não apenas nos logradouros públicos, mas também nos cemitérios da Cidade.

DEUSA GREGA

DEUSA GREGA

DEUSA GREGA - Escultura do Professor  H. Plholmann

FIGURA GREGA FEMININA
FIGURA FEMININA
ALEGORIA A SAUDADE 
A FIGURA FEMININA TRAZ CONSIGO UMA FLOR E ESTA  DEBRUÇADA SOBRE O TÚMULO  COM UMA EXPRESSÃO DE TRISTEZA

"ACEITAÇÃO" OBRA DE MATTEO  TONIETTI
"DESOLAÇÃO" OBRA DE  MATTEO TONIETTI
FIGURA FEMININA - Escultura de Matteo Tonietti


FIGURA FEMININA

FIGURAS FEMININAS

FIGURA FEMININA

FIGURA FEMININA

NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

JESUS CRISTO
JESUS CRISTO - Escultura da Fundição ACD Pelotas


SÃO JOSÉ E O MENINO JESUS


A SAGRADA FAMILIA

JESUS CRISTO

JESUS CRISTO

JESUS CRISTO

O ANJO


O ANJO


UM ANJO

O ANJO O JUIZO FINAL
OBRA DE MATTEO TONIETTI

UM ANJINHO

O ANJO

O ANJO

O ANJINHO

O ANJO 

O ANJO

FIGURA DE UM ANJO

UM ANJO

NOSSA SENHORA

NOSSA SENHORA

NOSSA SENHORA

NOSSA SENHORA - Escultura do Professor H. Plholmann